sábado, 12 de maio de 2018

50 % DE MINHA HISTORIA




50% DE MINHA HISTÓRIA 

Eu nasci e também cresci
Na região da Floresta
Que ao romper da alvorada
A passarada faz a festa 
Pertinho de um belo rio
Que corre suave e macio 
Com destino a beira mar
Moro lá ate  agora
E plano de ir embora
Não tenho daquele lugar

Nasci no onze de janeiro
Do ano de oitenta e oito
Cresci sem tomar Danone
Raramente comi biscoito
Meus pais Francisco e Maria 
Foram a luta dia a dia
Para adquirir o pão
Pra sustentar a criançada 
Ou melhor a meninada
Naquele tempo de precisão 

Minha mãe uma domestica 
E meu pai um lavrador
Para criar a família
Muito ele trabalhou
Nos éramos dez irmãos 
Perfeitos de pés e mãos 
Pinotando no terreiro 
Havia seis meninas
Com acabeleira fina
E quatro cabra maduro.


Devido a dificuldade
E ao péssimo acesso
Daquela época de outrora
Sinto saudades eu confeço
Tinha novena e reisado
Na região um bocado
Ate pela redondeza
Os eventos eram bonitos 
De crianças ouvia os gritos
Rodeado do pé da mesa


Uns gritavam de alegria
No momento de prazer
Outros roncavan a barriga
Com vontade de comer
Aquele belo banquete
Sentado em tamborete
Uma bancada moderna
Vi muito moleque assim
Comendo perto de mim.
Com o prato em sua perna

De seis para sete anos
Comecei a estudar
Na região da Chapadinha
Simples de imaginar
Professora Julia Rosa
Honesta calma e bondosa
Cheia de dedicação
Me acolheu com abraços
Foi os meus primeiros passos
Rumo a educação.


Após dois anos de estudos
Fui pra outra unidade
Porem na experiência 
Famosa localidade
Bem próximo da chapada
 Ficando distante a linha
Pra completar o diário 
Com a mesma professora
Grande contribuidora
Conclui o meu primário

Encerando  o primário
 Dessa maneira fiquei
Ausente das unidades
Um bom período passei
Não tinha ônibus escolar  
Para os alunos transportar
Por isso eu desisti
Agora olho para trás
Tristeza e muito mais.
Vejo o quanto eu perdi

No ano dois mil e quatorze
Eu tornei a estudar
Incentivando por parentes 
Que em mim vieram notar
Disseram Bartolomau
Melhor futuro eo seu 
Se retornar ao estudo
Voce é inteligente
Se formara bem facilmente
Memoriza e aprende tudo. 

Depois de voltar ao colegio 
Me sinto deserrolado 
Estou no ensino medio 
Otimista e animado 
Estudo numa turma boa
De douçuras de pessoas
Já participei de evntos
Declamando os meus versos
Guase semm nenhum sucesso
Mas  aprendi no momento.

Sou um solteiro modesto
Desses que é de pé e ponta
Sem formação e sem curso
E sem dinheiro na conta
Se surge uma barranga 
Com o corpo de tigresa  
E com sorriso decente
encantando-se comigo
Pra levar pro seu abrigo
Aceito e digo oxente .

Essa é minha historia
Que tenho pra contar
tem muita mentira e verdade
Voces podem acreditar
De tudo contei um tiquinho 
Da estrada e do caminho
Desse estudante noturno
E quem quiser saber mais
Viaje num balão a gas 
Para o planeta saturno.

POETA-BARTOLOMEU MENDES
DATA 12 DE MAIO DE 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário